O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Victor, disse esta segunda-feira, 21, em Luanda, que Angola possui mais de 40 milhões de quilates de reservas de diamantes.
“Angola, como sabemos, possui um vasto potencial mineiro que, segundo as últimas estimativas, inclui mais de 40 milhões de quilates de reservas de diamantes”, disse
Jânio Victor que falava na abertura do workshop sobre à Avaliação e Classificação de Recursos e Reservas Minerais, acrescentou que a indústria mineira nacional regista um significativo crescimento, tornando as questões de transparência e conformidade nas operações como uma necessidade premente ajustada às exigências de boas práticas internacionais e melhor adequação ao panorama jurídico interno.
Explicou igualmente que diante deste quadro angola aderiu em em 2022, à Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE), e “temos vindo a apresentar periodicamente os referidos relatórios, que estão à disposição do público”, explicou
O workshop antecede a II. ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola (AIDC 2024) agendada para os dias 23 e 24 deste mês, em Saurimo, na província da Lunda Sul.