GOVERNO PREOCUPADO COM PRESERVAÇÃO DA BIODIVERISDADE ANGOLANA

Destaque Economia

A manifestação foi feita pela ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, quando falava na conferência de imprensa que serviu de lançamento da Conferência Internacional sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação Ambiental (CIBCA), em Luanda.

Segundo Ana Paula de Carvalho, os ecossistemas mundiais e angolano, os habitats e todas as espécies que a compõem, enfrentam ameaças sem precedentes, por isso “é urgente que reconheçamos aqui a nossa resposta, que hoje poderá ser determinante para a vitalidade da nossa terra”.

Para a governante Angola possui uma vasta e extraordinária biodiversidade, composta por 14 áreas de conservação, considerados como verdadeiros santuários e refúgios, que abrigam algumas das espécies mais raras e preciosas de todo o planeta.

“A protecção da biodiversidade, o combate às mudanças climáticas, é de facto um tema urgente e emergente”, disse.

Sobre a Conferência Internacional sobre a Biodiversidade e Áreas de Conservação, Ana Paula de Carvalho disse que pretende-se tratar de temas essenciais como os povos e as comunidades de Angola e a relação com a conservação da biodiversidade, onde deverá ser explorado o papel das comunidades na preservação das espécies ameaçadas e das ameaças à biodiversidade.

“Focando os riscos que enfrentamos, a Justiça Ambiental e Direitos Humanos, onde vamos mostrar a importância da equidade e responsabilidade, oceanos-matriz da vida aquática, áreas protegidas e conservadas de Angola, que abrange a protecção de santuários naturais e finanças de biodiversidade, que se discutirá a necessidade de mecanismos financeiros para a conservação discussões que são a nossa contribuição para soluções inclusivas e sustentáveis, sempre guiadas pelo compromisso e pela acção”, disse.

A ministra referiu ainda nessa conferência, serão tratados de temas essenciais como os povos e as comunidades de Angola e a relação com a conservação da biodiversidade, onde nos convém explorar o papel das comunidades na preservação das espécies ameaçadas e das ameaças à biodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *