Em Benguela, os munícipes estão eufóricos com a chegada do Presidente norte-americano, Joe Biden, que vai visitar a cidade portuária, epicentro do Corredor do Lobito.
A afirmação é do especialista em relações internacionais, Domingos Barbante, residente em Benguela, que considera como um acto solene diplomático, com impacto económico aos cidadãos de Benguela e do país em geral.
O académico disse também que, o Canal do Suez, era a única fonte alternativa de escoar os recursos minerais de África para a Ásia até ao Médio Oriente. O Corredor do Lobito é uma zona estratégica que vai permitir não só exportar, mas aumentar o índice de empregabilidade.
No final de Novembro, a porta-voz do Departamento de Estado Americano em Língua Portuguesa, Amanda Roberson, disse, em exclusivo à Rádio Correio da Kianda, que o Corredor do Lobito é um projecto ambicioso e de grande impacto para o desenvolvimento do continente africano.
Amanda Robson sublinhou que é um projecto que vai conectar o continente pela primeira vez e vai abrir novas formas sociais para a produção de energia verde e salientou que, Angola está a desempenhar um papel importante na dinamização da economia e defesa da democracia na região.
A porta-voz do Departamento de Estado Americano garantiu que, os Estado Unidos vão continuar a fazer conexões entre as empresas americanas e as oportunidades no continente africano, no sentido de atrai-los a investir em outros sectores da economia do continente berço e da Angola em particular.
“Para os Estados Unidos, Angola é um parceiro muito importante no continente africano – é por isso que o presidente Biden tem contemplado uma visita lá à Angola, ainda está confirmando os detalhes da visita, mas é um sinal da importância da Angola – tem alguns aspetos em que a Angola trabalha muito importante, como a economia, não somente em Angola, mas na região africana também”, disse.
Agenda de Biden em Benguela
Para hoje, está previsto que o Presidente da nação mais poderosa do mundo efectue uma visita guiada ao Terminal do Porto do Lobito.
Ainda no Lobito, província de Benguela, o Presidente dos Estados Unidos da América fará uma visita à Fábrica de Processamento de Alimentos Carrinho.
Joe Biden participará, igualmente, da Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito.
Posteriormente, o Chefe de Estado dos EUA viajará do Lobito para a Ilha do Sal, rumo a Cabo Verde, onde fará escala antes de seguir viagem de regresso aos EUA.
Para hoje, os Municípios de Benguela, Lobito e Catumbela deverão observar tolerância de ponto, excepto para os trabalhadores que laboram em regime de turnos.