PASTORES NO ZAIRE TROCAM SOCOS DENTRO DA IGREJA POR DINHEIRO

Destaque Sociedade

A luta pelo poder e questões financeiras estão a gerar conflitos violentos entre líderes religiosos na província do Zaire. Segundo o reverendo Élio Tabita, da Igreja Evangélica em Mbanza Kongo, há casos em que pastores chegam a agredir-se fisicamente dentro da própria igreja por causa de dinheiro.

“A maioria das igrejas que existem hoje na nossa sociedade têm conflitos doutrinais. Existem sim conflitos internos, quando um outro pastor está a sobressair. O pastor não vive só da igreja, tem os seus empreendimentos, e estamos a vivenciar que pastores da mesma igreja estão a espancar-se dentro da igreja tudo por causa do dinheiro”, denunciou o religioso.

Durante uma mesa-redonda sobre “Causas e consequências dos conflitos entre pastores das igrejas”, realizada recentemente, líderes religiosos e especialistas alertaram para o impacto negativo desse fenómeno.

O padre Eduardo Matumona lamentou que essas disputas afastem fiéis das igrejas. “O pastor não apresenta nada, o padre não atende os fiéis, não tem tempo… O que vai acontecer é que os fiéis começam a estremalhar-se. Temos que preservar a identidade, dignidade e responsabilidade que assumimos”, alertou.

Já o jurista Daniel Tati afirmou que muitas igrejas estão a desviar-se da sua missão e a agir de forma elitista. “Hoje, o pastor só tem tempo para atender aquele cristão que tem carro e benesses. Um pobre tem que esperar dois meses. A igreja precisa parar e refletir”, criticou.

O caso levanta preocupações sobre a integridade das lideranças religiosas e a verdadeira missão das igrejas na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *