A AkiPaga é um serviço inovador em Angola que facilita transferências de dinheiro

Entrevista

O que é o Serviço de Remessas AkiPaga?

É um serviço de transferências internacionais, disponibilizado através do canal USSD, com o qual o cliente poderá enviar dinheiro directamente da sua carteira AkiPaga para o exterior do país.

Atendendo às diversas soluções já existentes no país para envio de dinheiro ao exterior, qual será o diferencial desta solução no mercado?

A nossa solução destaca-se pelas transacções ocorrerem de forma instantânea; ou seja, as transacções acontecem na hora sem a necessidade de períodos de espera para compensações. Em adição a esta valência, os nossos clientes não precisam de ter conta bancária, poderão efectuar as suas transacções tanto num smartphone como num telefone analógico (vulgo Bombinha). Não precisam de saldo de dados ou de voz para acesso ao serviço e podem efectuar as suas transacções em qualquer parte do país e a qualquer hora. E obviamente com um custo inferior ao praticado no mercado, sendo que a Kwattel, por ser uma Fintech, não possui a mesma estrutura de custos das instituições financeiras tradicionais.

Quais são os requisitos de acesso ao serviço?

Para ter acesso ao serviço de remessas da Kwattel, o cliente deverá estar registado na plataforma de pagamentos AkiPaga, com um histórico de utilização activa da mesma, de pelo menos 3 meses, e deverá garantir que tem a sua documentação actualizada no sistema, podendo fazer esta actualização via WhatsApp ou email.

Sendo que os clientes não precisam de uma conta bancária, como estes últimos carregarão as suas contas para a utilização do serviço?

O meio de carregamento e levantamento de dinheiro nas carteiras AkiPaga não foram alterados, ou seja, continua sendo a partir dos nossos Agentes AkiPaga espalhados por todo o país. E para alternativas de carregamento, temos a possibilidade de transferência bancária nas contas oficiais da Kwattel, conforme publicação nas nossas redes sociais @AkiPaga Angola (Instagram, Facebook e LinkIdin), ou ainda no nosso website: www.kwattel.com. E em caso de dificuldade, o utente poderá entrar em contacto com a nossa rede de apoio ao cliente 923166680 das 7h30 às 18h30 nos dias úteis, para o devido auxílio.

Quais são os países onde já é possível o envio das remessas?

Neste momento, já é possível fazer o envio para mais de 30 países no mundo, dentre eles a China, Brasil, Portugal, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Congos, Senegal, Ghana, África do Sul, Guiné e Moçambique.  A lista completa dos países será divulgada no nosso website, e directamente com os clientes habilitados a utilizar o serviço. Dizer que o envio poderá ser feito para outras carteiras móveis e também bancos.

Relactivamente aos limites de valores a serem enviados?

A grande premissa desta solução financeira e tecnológica é a de oferecer a todos os cidadãos a possibilidade de apoiar as suas famílias no exterior do país, bem como as do exterior apoiarem os seus familiares em Angola. Portanto, serão valores que a maior parte se destina à ajuda de custos para a saúde, educação e peças sobressalentes, ou seja, despesas essenciais. A princípio será possível enviar até 250 euros por mês. O nosso objectivo é crescermos o valor das remessas logo que ultrapassarmos os constrangimentos de acesso às divisas. Desta forma, a Kwattel traz uma nova forma de investimento, e convida os investidores que têm o seu dinheiro parado, pessoas com depósitos em moeda estrangeira, a investirem no Fundo de Investimento da Kwattel (FIK), e desta forma rentabilizarem o seu capital.

Em termos de segurança, quais são as garantias que a Kwattel oferece aos seus clientes?

O envio de remessas constitui mais um dos muitos serviços agregados e que continuarão a ser agregados à plataforma de pagamentos AkiPaga. Esta, por sua vez, é uma plataforma segura, actuando no mercado desde 2021, e até ao momento não registamos nenhum incidente. A Kwattel utiliza tecnologia de segurança de última geração, encriptação ponto a ponto que mantém a sua conta e operações financeiras totalmente seguras, e confidenciais, bem como o reconhecimento digital em cada transacção por efectuar (PIN). Mas, obviamente, apelamos sempre aos nossos clientes o cuidado redobrado com os seus dados pessoais, e aquando da utilização dos mesmos garantirem sempre que ninguém consegue ver ou ter acesso indevido a tais informações.

Em termos económicos quais serão as principais contribuições do Serviço de Remessas da Kwattel?

É um serviço tecnológico e inovador em Angola, que surge para contribuir para a inclusão financeira. O intuito é contribuir para a queda do nível de venda de divisas no mercado informal (mercado de câmbio das ruas), bem como diminuir os processos ilícitos de venda de divisas, que infelizmente vem crescendo e com taxas destruidoras dos parcos recursos das famílias e de pequenos empresários. Com o serviço de Remessas a Kwattel pretende facilitar as transferências entre o público digital e os que não estão familiarizados com a modernidade, erradicando os problemas de acesso a serviços financeiros, com custos baixos e promover um ambiente institucional mais eficiente em termos de regulamentação, concorrência e inovação. O sistema de pagamentos móveis é uma das principais soluções a nível de África para a formalização da economia, apoiando as políticas governamentais nas estratégias de reforma económica. Com os seus custos baixos, promove a poupança e, consequentemente, a geração de riqueza. A partir das PSP, o dinheiro que circula no mercado informal é reconvertido para o sistema financeiro real, em forma de pagamentos de impostos, e outras obrigações pagas por estas ao Governo. Sem esquecer que o Mobile Money reduz significativamente o custo de emissão de moeda e aumenta os níveis de segurança dos utentes na utilização dos seus recursos financeiros.

Doutora Plácida Savo, estamos na recta final da nossa entrevista, gostaria de acrescentar algum ponto, ou tecer algumas considerações finais?

Dizer que estamos muito orgulhosos em ser a primeira empresa angolana a oferecer esse serviço aos nossos cidadãos. Estamos a responder a uma necessidade dos angolanos em geral, e dos imigrantes legais no nosso país. Quero realçar que temos recebido muitos pedidos de angolanos no exterior, que tencionam ajudar as suas famílias aqui no país, e brevemente esse processo também será possível na AkiPaga. Não podemos esquecer que as remessas contribuem significativamente para a obtenção de divisas. A Kwattel vai continuar a inovar no âmbito da sua política de inclusão financeira e digital, já que temos mais do que a metade da população fora do sistema financeiro real. Com os nossos serviços visamos contribuir para uma economia mais saudável, diminuindo os dólares falsos e operações fraudulentas ou sem respaldo legal no sistema financeiro real.

Fonte: Jornal de Angola

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