DESBRAVADOR

Destaque Opinião

A carreira de Salu Gonçalves não começa na rádio, mas sim na Televisão Pública de Angola (TPA), em 1982, como humorista, contactado pelo jornalista William Tonet. Nesse ano, antes de ingressar para a TPA, participa da criação da Turma Cômica dos Segredos, um grupo de humor muito referenciado na altura. Na verdade, foi o seu bom desempenho no grupo que o leva à televisão.

Por: Nguindo António, o Pintor de Letras

Na estação pública, Salu integra o elenco de actores da mine-série Conversas no Quintal, ao lado de Dionísio Rocha, Beto Gourgel, ( pai do músico Kizua Gourgel ) e Cisco, nos anos 90.

Em 1983, a convite de Evaristo José, entra como humorista na Rádio Nacional de Angola( RNA), propriamente, no programa Rádio Cidade. 9 anos depois, isto é, em 1992, torna-se quadro efetivo da RNA.

Na música intitulada ” Kandengue Atrevido”, o artista Yuri da Cunha disse:” Respeita quem pode chegar onde a malta chegou”. Assim sendo, pretendo com este pequeno dado histórico lembrar aos jovens sobre a necessidade de se dar o devido respeito e reconhecimento a figuras que desbravaram o percurso seguido por muitos hoje. Salu é um profissional de mão cheia que não se perdeu no tempo. De 1982 até a data presente, continua a esbanjar muita competência, energia positiva e carisma. Um dos melhores comunicadores do país, com qualidades cada vez mais escassas na nova vaga de apresentadores de TV e radialistas. Sim, o homem do ” inquire quê?! e dicas e dicas ” vem de longe.

Os erros que cometeu ao longo da sua trajetória, fruto da imperfeição humana, é uma gota no oceano. São totalmente cobertos pelo seu espírito abnegado, sua competência e experiência profissional, bem como carisma. Quem nunca errou? A menos que seja um extraterrestre!

Ao Salu Gonçalves, desejo-lhe muita saúde, muito sucesso e dinheiro na conta bancária! Sim, queremos viver em altura da frase do músico Yuri da Cunha, respeitando o seu começo até onde – com muito suor, tristeza, alegria, perdas e vitórias -, chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *