ENDE instala 1.000 contadores pré-pagos

Sociedade

Ao todo, 1.000 contadores pré-pagos são instalados em diversos bairros da cidade do Lubango, no quadro das acções levadas a cabo pela direcção regional Sul da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), tornando cada vez mais eficaz a gestão do consumo e evitar-se constantes perdas.

O responsável do Gabinete de Comunicação Institucional da ENDE, Yuri Chico, descreveu que a empreitada de âmbito nacional iniciou em 2016, perspectiva abranger até final do corrente ano, acima de 50.000 moradias, não só da sede, como também nos 14 municípios.

Argumentou, ainda,que além do maior consumidor da província da Huíla, Lubango, também,já possuem contadores pré-pagos, os municípios da Chibia, Humpata, Matala, Quipungo.

“Estamos empenhados para que os outros possam ser contemplados a curto prazo, onde os bairros suburbanos constam das prioridades”, sublinhou.

O responsável do Gabinete de Comunicação Institucional da ENDE, Yuri Chico, anunciou que perto de 29.000 contadores pré-pagos encontram-se em pleno funcionamento, em que as famílias já se acostumaram com o equipamento, a maioria com os hábitos de poupança do consumo de energia.

Fez ainda saber que a comunicação que estão a circular sobre as vantagens do sistema, motivaram dezenas de consumidores da nova Centralidade da Quilemba, e bairros Mapunda de Cima, Dack-Doy, Helder Neto, Calumbiro, Benfica, Machiqueira e outros, a solicitarem os serviços verbal e documentalmente.

A reportagem do Jornal de Angola apurou que há jovens, sobretudo das zonas rurais, que fazem “policiamento” às noites para desencorajar eventuais assaltos as cabines e roubo do sistema pré-pago.

Com maior frequência, tais acções são realizadas em vários pontos da sede, Lubango, e nos municípios da Humpata, Chibia e outros. Tal acção, está a desencorajar o roubo de cabos eléctricos e contadores instalados recentemente.

“Os moradores se organizaram para auxiliar as autoridades nas acções de patrulha para desencorajar as más práticas de certos indivíduos que na calada da noite, tentam furtar os bens públicos, principalmente os contadores pré-pagos”, disseram para reconhecer que a organização está a funcionar.

Expansão da energia

A expansão do sistema de distribuição e consumo de energia eléctrica nas zonas mais recônditas do município da Matala, estão asseguradas, tendo em conta a materialização de várias acções que visam ligar cada vez mais casas, com realce da periferia, de modo que a população beneficie das benesses de ter implantada a central de produção.

As autoridades do município em referência, estão empenhadas para a interligação de novas zonas e se ponha fim ao uso de geradores e os gastos com os combustíveis.

“A mudança dos sistemas de rega com base ao uso de motobombas para eléctrica, está a desafogar os custos operacionais dos agricultores”, disse.

O agricultor Francisco Joaquim disse que os combustíveis poupados na geração de energia, estão a agora a ser usados noutros projectos, onde os custos estão agora a ser mais reduzidos e a não inviabilizar as actividades dos pequenos e grandes produtores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *