O Hospital Regional da Gabela está sem água potável há mais de uma semana, criando embaraços aos pacientes, funcionários, acompanhantes dos doentes e equipa técnica daquela instituição de saúde pública na Província do Kuanza Sul.
Segundo a fonte do Correio damanhã, o Hospital em referência, ficou aproximadamente uma semana sem o precioso líquido, criando todos tipos de constrangimentos aos utentes que muitos sentiram-se obrigados a recorrer às cacimbas para ter o líquido precioso para lavar a roupa e dar banho aos seus acompanhados.
As casas de banho sem higienização e por esse condicionalismo, muitos dos utentes viram-se obrigados a irem fazer necessidades nas cercanias do hospital em zonas menos frequentadas e nas zonas onde estão as ambulâncias avariadas.
É um verdadeiro calvário que os utentes do hospital de referência na Gabela, estão passando. A pergunta que não se cala é a seguinte: se essa unidade hospitalar é orçamentada porquê não compram água em cisternas quando a água da rede pública falha? A água é vida e sem ela não conseguimos viver e fazer faltar ela até num hospital é o cúmulo da incompetência!