O Presidente da República, João Lourenço, visita na próxima semana a província de Kwanza Norte, com foco virado na inauguração de um hospital geral.
O Presidente da República vai ainda visitar obras e infraestruturas de referência por formas a dar uma boa imagem a província da porcelana.
Esta jornada de trabalho do PR está a ser bastante aguardada pela população local, que dizem ser esquecidos nos programas de desenvolvimento do Executivo de João Lourenço.
Espera-se também que o Governador local, João Diogo Gaspar, possa espelhar ao Chefe de Estado sobre o estado lastimável que se encontra a província, que dentre várias questões carece de vias de acesso facilitado e asfaltado, infraestruturas sociais, a destacar escolas e hospitais.
A unidade sanitária que será inaugurada e aberta ao público vai desafogar a província em termos de assistência médica ou cirúrgica, e melhorar a oferta de saúde nas terras da porcelana.
Trará serviços de alta complexidade nunca antes vistos na região, como Hemodiálise, Imagiologia com diversas valências, e uma Unidade de Cuidados Intensivos que atenderá desde recém-nascidos até adultos.
O hospital contará com um laboratório de Anatomia Patológica, um pequeno Instituto Forense com serviços de conservação de corpos e uma fábrica própria de oxigénio, capaz de atender outras unidades hospitalares.
Com o suporte de médicos nacionais e expatriados, o hospital receberá 18 médicos formados no exterior, além de outros profissionais em fase de especialização. Pelas suas valências, mais que um centro de cuidados de saúde, esta nova infra-estrutura será também um verdadeiro centro de investigação e formação, reafirmando o compromisso do Executivo angolano com a inovação e o avanço dos serviços médicos.