No âmbito da abertura das Jornadas Patriótica, a delegação do Conselho Nacional da Juventude, liderada pelo seu Presidente e conselheiro do Presidente da República, Isaías Kalunga, efetuou hoje, 09, uma visita ao comando dos Bombeiros na província de Luanda.
Em representação do Comandante Provincial, Bravo Pereira Mendes, o Comissário Bombeiro Daniel Janeiro Fernandes, fez saber aos efectivos que o Serviço de bombeiros como parte dos órgãos de defesa, segurança e ordem interna, regem-se por um conjunto de princípios e normas onde se disputam o princípio da requisição, dá cadeia de mando tendo como cabeça o chefe, que é o Comandante-Chefe das forças armadas, general João Manuel Gonçalves Lourenço e que é o Presidente da República de Angola.
O Comissário Bombeiro adiantou, por um lado, que as missões que os bombeiros realizam nos vários domínios da sua especialidade resgate de socorros, resgate e socorro de vítimas de todo tipo de acidentes, tanto calamidades naturais catástrofes e outros tantos que se enquadram no leque de tarefas que o Comandante-Chefe das forças armadas lá que sua condição de Presidente da República tem para cumprir na agenda do seu mandato.
Presidente do CNJ, Isaías Kalunga, reconheceu o nível de organização do Quartel Principal dos Bombeiros, aonde se deparou com elevado nível de organização de meios visto apenas nos países do primeiro mundo, pelo que reconhece o meu empenho do Presidente João Lourenço e a sábia interpretação do Ministro do Interior, General Eugénio César Laborinho.
“A vossa missão deve ser vista e tida com elevada responsabilidade e como disseram os Tuneza e repetido pelo diretor Daniel Fernandes, a vossa atividade não é meramente profissional para um emprego. Vocês são tropas, vocês são aqueles cidadãos mais patriotas que a nossa pátria Angolana tem. vocês são aqueles cidadãos mais educados e os que mais defendem a bandeira, o hino e o Comandante em Chefe, o General João Manuel Gonçalves Lourenço”, informou o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga.
NÚMEROS DE NOVOS EFECTIVOS DURANTE OS 4 ANOS.
Isaías Kalunga, reconheceu os esforços que o Presidente da República João Lourenço tem levado acabado para rejuvenescer as forças e segurança do país e a sábia interpretação do Ministro do Interior que resultou, em apenas quatro anos, enquadrar mais de 50 mil efectivos onde os jovens foram os principais beneficiários, pelo que considerou um marco histórico.
De informar que o Presidente do CNJ, a maior organização juvenil em Angola, começou com a sua visita ao Quartel principal dos bombeiros, no município de Luanda, um encontro de cortesia com as entidades do SPCB onde recebeu todos os detalhes sobre o funcionamento e apresentação de meios. O líder associativo visitou igualmente a Escola Nacional dos Bombeiros, município de Viana e, no Quartel da Centralidade Zango 5, também município de Viana tendo juntado centena de Instruendos do SPCB.
CRÉDITOS: FACTOS DIÁRIOS